Novidades e artigos

Superando os Desafios do Envelhecimento com a Gestalt-terapia

Compartilhe esse conteúdo

O envelhecimento é um processo natural da vida que traz consigo uma série de desafios emocionais, físicos e sociais tanto para homens quanto para as mulheres. A Gestalt-terapia, uma abordagem psicoterapêutica que se concentra na experiência do indivíduo no momento presente e na interação com o ambiente, pode oferecer importantes ferramentas para lidar com essas dificuldades.

O envelhecimento vem acompanhado de transformações corporais que podem afetar a autoimagem e a autoestima. A consciência dessas mudanças pode gerar sentimentos de perda ou frustração. Considerando também que vivemos uma sociedade que valoriza a juventude, muitas vezes é difícil conseguir perceber os elementos positivos do processo de envelhecer. Afinal, todas as épocas têm perdas e ganhos.

À medida que envelhecemos, é comum enfrentar a perda de amigos e familiares, o que pode resultar em solidão e tristeza. É necessário estarmos abertos para construções de novas pontes sociais.

A ansiedade e a depressão são preocupações comuns entre os mais velhos, frequentemente exacerbadas por fatores como isolamento e falta de apoio social. Assim como a aposentadoria, que quando não é planejada, pode causar a sensação de vazio e inutilidade. Lembrando que vivemos numa sociedade, onde estar empregado e trabalhando é fator de inserção social e respeito. 

Dentro desses vários desafios podemos dizer que  como a Gestalt-terapia enfatiza a consciência e a aceitação do que está acontecendo no momento, promovendo uma abordagem holística que pode ser particularmente benéfica para os desafios do envelhecimento pode ser muito benéfica para auxiliar neste novo processo de vida. 

A Gestalt – terapia pode ajudar através da incentiva a autoexploração e a consciência dos sentimentos e necessidades. Isso pode ajudar os idosos a reconhecerem e aceitarem suas emoções em relação ao envelhecimento.

A terapia ajuda os indivíduos a se concentrarem no presente, permitindo que lidem melhor com as preocupações e ansiedades sobre o futuro, também oferece um espaço seguro para a expressão de emoções, incluindo tristeza e raiva, que podem surgir com o envelhecimento. A validação dessas emoções é crucial para o processo de aceitação.

A terapia pode ajudar os idosos a melhorar a comunicação em suas relações, facilitando a construção de conexões significativas e o fortalecimento de redes de apoio.

Marque uma consulta ou escreva pra mim se quiser saber mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *